Deu a inteligência ao elefante em todas as suas formas quase humanas, a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar. Dizer que a inteligência é uma das principais distinções entre o ser humano e os outros animais, é algo bastante questionável que a ciência a cada dia descobre.
À águia deu a independência de seu voo sem limites pelo infinito dos céus. Sua capacidade de desassociação de um ser em relação a outro, de quase solidão ,bastante em si mesma, num estado de quem tem autonomia e liberdade.
Os lobos nos ensinam a virtude da tolerância que lhes dá a capacidade de viver em uma sociedade (alcateia) onde, apesar das diferentes hierarquias sobressai a perfeita harmonia do grupo.
O gato foi agraciado com a sua independência, honestidade e sem interesses maiores oferece seu carinho sem esperar retorno. A sua confiança tem raízes na firmeza e na sinceridade.
Essa fidelidade era incontestável na minha amiga e querida Cristal. Não há um dia em que meu pensamento não seja dirigido a ela.
Lembro dos seus ciumes com Nina outra amiga Maltês, sua pressa para se alimentar primeiro, pois assim poderia ir no prato dos outros.
Sua obediência era sem limites. Mas a Cristal me mostrava outras virtudes:
Altruísmo
É a capacidade que o animal possui de abrir mão dos próprios interesses para se preocupar com o dono. O altruísta é generoso, nobre e desapegado, chegando até, nas suas expressões heroicas, ao sacrifício da própria vida por amor ao dono.
Amizade
É um sentimento de escolha que distingue uma pessoa entre as demais, a ela dedicando atenção e interesses especiais. Este sentimento de interesse e respeito do outro, para constituir uma verdadeira amizade, não pode ser passageiro, mas deve ter a característica da permanência que vai constituir a fidelidade. A amizade é fruto mais puro da liberdade.
Amor
Consiste, essencialmente, em querer o bem do outro, empenhando nesta vontade, o próprio ser. É essencialmente o dom do próprio ser para promover o maior bem do outro. Assim, o amor é fundamentalmente desinteressado.
Confiança
A confiança tem raízes na firmeza e na sinceridade.
Constância
É pela constância que se mede a profundidade de um sentimento afetivo ou de uma dedicação.
Cooperação
A cooperação é uma ação comum para atingir determinado fim. A cooperação se manifesta nos animais, com o fenômeno gregário.
Estima
É o sentimento de afeto ou apreço por uma pessoa, animal ou objeto. Implica numa ideia de avaliação ou julgamento do mérito. Um animal conquista, geralmente, a estima das pessoas com as quais convive. A estima difere da amizade porque não implica em reciprocidade.
Exemplo
É toda ação que, voluntária ou involuntariamente, vem a se constituir em modelo para idêntica ação de outro. O termo ação é usado aqui em sua mais ampla generalidade, compreendendo gestos, comportamentos, atitudes, formulação de juízos ou sentimentos, expressões, linhas de conduta e o próprio modo de viver.
Sinceridade
A sinceridade é um dos valores fundamentais sobre as quais se deve basear o relacionamento humano. Sem ela, a vida em sociedade se tornaria impossível porque cada um viveria espreitando o outro para surpreender suas armadilhas e mentiras. É uma virtude que se adquire através de uma educação baseada na total lealdade. Sinceridade é uma virtude característica dos cães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário