Escolha o idioma

CACHORRO É MELHOR QUE GENTE

Este blog é para aquelas pessoas que como eu são apaixonadas por cachorros e conhecem o amor e lealdade incondicionais desses animais.

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Higiene do Cão de Crista Chinês


Lembrando que a regra de o animal não deve sair de casa antes do fim das vacinações, também se aplica em ir ao pet shop. O banho nessa fase em que o animal ainda não terminou as vacinas pode ser dado, mas seguindo algumas regrinhas que são:

· Banho em casa;
· Escolher um dia bem quente;
· Pela manhã; 
· Banho morno/frio;
· Usar shampoo neutro;
· Secar bem o animal com toalhas e se for possível com secador. 

A pele de um cão de crista chinês é mais exposta à sujeira e a outros irritantes que a de um cão com pelos, e por conta disso, eles precisam tomar banhos com mais frequência. Os cães desta raça devem tomar banho uma ou duas vezes por semana, e sempre após a tosa para abrir os poros e prevenir pelos encravados. 

Use sabonetes humanos de fórmulas leves ou desenvolvidos para peles sensíveis, e esfregue com cuidado na pele do animal. Para os pelos, use um xampu leve para cães. 

Também existem muitos produtos de banho desenvolvidos especificamente para cães sem pelos disponíveis em pet shops que funcionam bem, mas costumam ser mais caros que os produtos humanos.

Depois do banho, loções ajudam a hidratar a pele do cão para mantê-la macia e suave. Evite usar hidratantes pesados à base de óleo, como os óleos para bebê ou vaselina, pois estes podem bloquear os poros e causar espinhas. 

Use uma loção à base de água que tenha ingredientes com propriedades calmantes como aloe, aveia ou amêndoa. Uma fina camada de gel de aloe vera também é um bom tratamento para os cães de crista chineses depois da tosa. 

Protetores solares para bebês ou para peles sensíveis também são essenciais para atividades externas. No verão, até mesmo um rápido passeio pode expor o cão ao risco de sofrer queimaduras de sol. 

Lavar demais o cão resseca a pele dele e remove os óleos importantes. Apresente o cão à água gradualmente.

Para limpar as orelhas, jamais use cotonetes! A limpeza pode ser realizada com algodão/gaze “enrolado” no dedo. Também podem ser utilizados agentes de limpeza específicos para isso.

Escove o cão diariamente para mantê-lo limpo e saudável. Isso também permitirá que você procure por problemas na pele e no pelo dele. O tipo de escova e a frequência das limpezas dependerá da raça. Consulte um veterinário, tratador ou criador para encontrar mais informações sobre a raça de seu filhote.

Escove o cão completamente, incluindo a barriga e as patas. Faça isso quando o filhote ainda for pequeno e não tiver medo da escova. Comece lentamente utilizando brinquedos e petiscos. Escove o cão alguns minutos de cada vez para não o sobrecarregar. Não escove o rosto e as patas com instrumentos que possam machucá-lo.

Apare as unhas do cão. Aprenda a técnica de corte com um veterinário ou tratador para não machucar o animal durante o procedimento. É preciso tomar muito cuidado, principalmente em cães com unhas escuras que dificultam a localização visual do leito ungueal.

Unhas longas demais podem machucar as patas do animal e danificar pisos e móveis. 

Corte as unhas do cão uma vez por semana, a menos que o veterinário o instrua de outro modo. Comece a cortar as unhas aos poucos, utilizando petiscos e elogios, para não sobrecarregar o animal.

Se o cachorro fica assustado, faça carinho nas patas antes de realizar o corte, recompensando-o depois. Quando ele aparentar mais conforto e calma durante o manuseio das unhas, corte-as.

Cuidado para não aparar excessivamente a unha ou a veia que está na parte interior dela poderá ser cortada. Essa área é bastante sensível e causa sangramento ao ser cortada.

Mantenha a higiene bucal do cão em dia. Dê a ele alguns brinquedos mastigáveis para deixar os dentes saudáveis e escove-os com escova e pasta específicas para cães. Acostume o animal à escovação lentamente para que ele goste da experiência. Não esqueça de elogiá-lo muito e servir petiscos!

Independentemente da quantidade de pelos que um cão de crista chinês tenha, a face dele é quase sempre tosada embaixo dos olhos, no focinho e na parte de trás das orelhas. Muitos donos também optam por tosar o corpo do cão para fazê-lo parecer com o padrão de raça hairless, mesmo que ele seja da variedade que possui alguns tufos de pelos. 

A pelagem irregular pode ser removida com um aparador, uma lâmina de barbear, um barbeador elétrico, um removedor de pelos ou a combinação destes. 

Estes procedimentos podem irritar a pele sensível do cão, então produtos como cremes ou géis de barbear, cremes com fórmulas sensíveis para remoção de pelos e tratamentos que antecedem o uso de barbeadores elétricos são partes essenciais da maioria das rotinas de cuidados de pele dos cães de crista chineses.

Treine o cão a fazer as necessidades no lugar certo assim que chegar em casa. Quanto mais tempo passar, maior será a sujeira que você precisará limpar e mais difícil será o treinamento. Nos primeiros dias, caso você não possua um quintal, considere utilizar um tapete higiênico, mas não esqueça que ainda é preciso levá-lo para passear e fazer as necessidades na rua.

Use alguns jornais ou tapetes higiênicos para treiná-lo quando não estiver sob sua supervisão. Não deixe o cão solto fora dos horários de brincadeiras. Coloque-o no cercadinho ou prenda-o com a coleira em uma área.

Observe os sinais de que ele precisa fazer as necessidades. Leve-o para passear imediatamente, sempre para o mesmo lugar. Elogie o cão e dê alguns petiscos quando ele fizer as necessidades ao ar livre!

Acostume o cão a ficar confinado. Este é um procedimento útil pois permite que você durma sem se preocupar com o cão e também evita comportamentos destrutivos. Além disso, é um método eficaz de fazer com que ele faça as necessidades em apenas um local.

Ensine comandos básicos ao cão. Comece a ensinar os bons hábitos logo no começo para criar um melhor relacionamento entre vocês, pois é muito difícil acabar com hábitos ruins.

· Ensine-o a vir.
· Ensine-o a sentar.
· Ensine-o a deitar.

Acostume o cão a sair de carro. Saia com ele frequentemente para acostumá-lo e evitar a ansiedade associada às viagens de carro. Se o filhote passa mal no carro, peça medicamentos para controlar a náusea a um veterinário. Isso deve tornar a viagem mais agradável para vocês.

· Explique as regras do convívio com o cão para todo mundo (ensine as pessoas a o pegarem cuidadosamente, a não brincarem com violência, etc.), principalmente para crianças pequenas.
· Deixe que o cão descanse o suficiente.
· Ame, dê atenção e ensine bons modos ao cão.
· Se você adotou o cão por conta de uma criança, prepare-se para cuidar dele. As crianças pequenas costumam perder o interesse.
· Lave as tigelas do cão diariamente com água morna e detergente neutro para prevenir doenças e bactérias, além de tornar as refeições mais agradáveis.
· Tome cuidado, pois alguns cães e animais podem atacar e até mesmo matar o filhote. Ele é sua responsabilidade: leve-o sempre na guia para que ele não fuja ou se perca.
· Não deixe nenhum objeto que possa asfixiar o cão jogado pela casa.
· Espere o cão ser vacinado antes de expô-lo a outros cães. Socialize-o durante a juventude apenas com cães vacinados em ambientes não contaminados.

Dê banho no cão. Use um xampu especial para cães. Se o pelo dele for curto, faça isso a cada 15 dias; caso seja comprido, pode ser necessário dar banhos toda semana. 

Use um spray para borrifar água e molhar todo o pelo do cão, mas evite os locais em volta dos olhos, orelhas e nariz. Depois, esfregue o produto sobre a pelagem e enxágue-a, retirando todo o xampu. Seque o cão com uma toalha. Após os banhos, é importante dar um petisco e agradar o cão para que ele associe esse momento com aspectos positivos.

Penteie o cão. Se o cachorro possuir pelo bem curto, uma vez por semana será o suficiente; do contrário, é necessário utilizar uma escova ou pente todos os dias para que os pelos não fiquem enrolados e cheios de nós. 

Use um pente largo para desfazer os nós antes de utilizar uma escova. Não esqueça de fazer carinho e dar um petisco a ele logo depois da escovação, para que ele associe o processo com boas coisas.

Observe se existe algum problema. Ao dar um banho e deixar o corpo do Crista Chinês bonito e cheiroso, verifique se existe algum outro problema de saúde, como pulgas, carrapatos e outros. 

Analise atentamente a pele do cão e veja se há feridas, protuberâncias ou locais sensíveis, além dos ouvidos, que não devem ter odores desagradáveis e excesso de cera. Caso encontre algo considerado anormal, entre em contato com um veterinário imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário