Escolha o idioma

CACHORRO É MELHOR QUE GENTE

Este blog é para aquelas pessoas que como eu são apaixonadas por cachorros e conhecem o amor e lealdade incondicionais desses animais.

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Saúde do Cão de Crista Chinês



A raça é e extremamente forte. Existe ocorrência de problemas na coluna vertebral quando o cão esta obeso ou tem hábito de subir e descer escadas. Para prevenir danos, é recomendável que os Crista Chinês sejam desencorajados a pular e a subir e descer escadas. As caminhadas diárias e a manutenção do peso correto ajudam a prevenir estes problemas.

Principais preocupações: doença do disco intervertebral.

Preocupações menores: olho seco.

Vistos ocasionalmente: diabete, epilepsia, luxação da patela, surdez, torção gástrica.

Exames sugeridos: olhos. 

Expectativa de vida: 14 anos ou mais.

A obesidade é um grande problema para o Crista Chinês. Muitos Crista Chinês tendem ao sobrepeso, o que pode causar doença do disco intervertebral. Os problemas com a alimentação (que podem provocar os de coluna) podem ser resolvidos facilmente. Basta ir até um veterinário e ele irá indicar qual a quantidade e o horário correto em que cada refeição deve ser servida. 

Está se tornando cada vez mais evidente que a ocorrência e severidade desses casos são principalmente hereditários e criadores responsáveis estão trabalhando para eliminar esta característica da raça. As caminhadas diárias e a manutenção do peso correto ajudam a prevenir estes problemas.

Luxação de patela: ocorre mais comumente por trauma quando um dos dois ligamentos cruzados do joelho, o posterior ou o anterior, que dão estabilidade à patela, é rompido.

Osteófitos: também conhecidos vulgarmente como Bico de Papagaio caracteriza-se por um crescimento de tecido ósseo além dos limites, invadindo espaços e causando fortes dores e lesões.

Hérnia de disco: ocorre quando duas vértebras comprimem o núcleo pulposo localizado nos discos intervertebrais, que possuem o objetivo de amortecer o impacto na coluna. Dessa forma, o núcleo extravasa e causa a hérnia de disco.

Dermatite: Uma outra patologia que pode acometer a raça é a dermatite. É um tipo de doença de pele que ataca principalmente os cães entre 1 e 3 anos. Uma solução muito simples, mas que muitos donos detestam é cortar o pelo bem curtinho. Lembre-se que o principal é o bem-estar do seu animal e não a beleza que você acha melhor.

No geral ele é sim um cão que pode ser o seu companheiro de todas as horas não importa o tamanho e o tipo de pelo que tenha. Eles são extremamente divertidos, espertos e muito fiéis ao dono.

Cuidados específicos

Apesar do Crista Chinês ser ativo, sua necessidade de exercícios se satisfaz com passeios moderados na coleira e caçadas no jardim. O Crista Chinês se adapta à vida nas cidades e em apartamentos, mas ainda assim é um caçador e adora se aventurar na floresta. 

O pelo liso requer higiene básica. O pelo longo precisa ser escovado uma ou duas vezes por semana e tosas ocasionais dos fios soltos. O pelo curto precisa ser escovado uma vez por semana, além de tosas ocasionais dos pelos soltos e retirada de pelos mortos duas vezes por ano.

A saúde do cão sempre equilibrada, com boa alimentação, passeios e brincadeiras e cuidados com chão muito liso para evitar quedas, pode permitir que o Crista Chinês viva 14 anos ou mais. Não necessita de banhos frequentes, e no de pelo longo e duro apenas uma escovação semanal; você pode limpar a pelagem em casa, com um paninho com vinagre para evitar possíveis odores. 

Apesar de seu aspecto frágil, essa raça é forte e resistente, ainda que tenha tendência a sofrer problemas dermatológicos e na sua dentição (falta de molares e pré-molares). De resto, essa raça está exposta as mesmas doenças comuns das outras raças toy.

As variedades sem pelo são sujeitas cravos, insolação, alergia a lã e perdas de dentes. A dentição é irregular e a camada de esmalte é muito fina. Entre as doenças mais comuns estão os problemas dermatológicos (a falta de pelagem é um dos fatores), glaucoma, deslocamento de retina e catarata. Mas no geral, apesar de pequeno e aparentemente frágil, o cão de crista chinês é forte.

É conveniente vigiar que, no verão, eles não tomem muito sol, já que uma exposição prolongada pode queimar sua pele. É aconselhável que seja protegido com protetor solar. Também é recomendado que este cão tome banho uma vez por semana e depois disso, aplicar hidratante para crianças para evitar que a pele sofra agressões, além de prevenir cravos.

Por não possuir uma pelagem, o Crista Chinês não gosta de frio. É um cão que adora correr e por ser pequeno fica satisfeito com exercícios e brincadeiras dentro de casa. Caso os dias estejam mais frios e úmidos é preciso colocar uma roupinha neles na hora de passear.

Os que não possuem pelos devem usar sempre protetor solar e hidratante, além de banhos mais frequentes. Quando estiver no verão é preciso ter cuidado, pois eles não podem ficar muito tempo expostos ao sol. Não é aconselhável que ele viva ao ar livre.

Os que possuem pelos devem ser escovados a cada dois dias. Seu focinho deve ser raspado, geralmente, a cada duas semanas. Para a variação peluda, os cuidados são os mesmos que outros cães com pelagem espessa necessitam: escovação diária, banhos pelo menos 1 vez por semana e a hora de secar é a mais importante, pois não se pode deixar nenhuma região úmida ou isso pode vir a causar uma dermatite. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário