Fidelidade é o atributo ou a qualidade de quem ou do que é fiel (do latim fidelis), para significar quem ou o que conserva, mantém ou preserva suas características originais, ou quem ou o que mantém-se fiel à referência.
Fidelidade implica confiança e vice-versa, e essa relação de implicação mútua aplica-se quer entre dois indivíduos, quer entre determinado sujeito e o objeto sob sua consideração, que, a seu turno, também pode ser abstrato ou concreto. Essa co-significação originária mostra-se plena quando se trata de dois sujeitos, ambos com capacidade ativa, pois, nesse caso se pode invocar o correlato confiança (do latim cum, "com" e fides, "fé").
A despeito de suas raízes históricas e sua significação originária em conotação religiosa (atualmente ainda válida), a ideia de fidelidade não se lhe prende mais exclusivamente.
É comumente aplicada tanto a pessoas quanto a outros entes, animados e inanimados, concretos, abstratos ou mesmo imaginários, desde que observado o seu núcleo de significação, "ser ou permanecer conforme as características originais".
Nessa acepção, pode-se dizer que se assemelha à ideia de invariância, embora não sejam necessariamente o mesmo conceito. Conservar quer dizer manter; preservar, por seu turno, quer dizer prevenir para que não haja alteração.
É exatamente aqui que entra uma das muitas virtudes de um cão - sua absoluta fidelidade ao dono.
Algumas pessoas, provavelmente desprovidas dessa virtude ou de outras como amizade, dedicação, amor, reconhecimento, entre muitas, alegam, talvez porque nunca tiveram um cão ou por absoluta ignorância ou fruto da maldade inerente ao ser humano, que o cão só "gosta" de quem o alimenta.
Não poderia haver afirmação mais desprovida de sentido do que essa; ignorância absoluta. Não vou perder meu tempo escrevendo sobre as virtudes do cão, em especial a fidelidade. Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Dessa forma, e já que falar não adianta e para esses pobre coitados que desprezam um cão nem desenhar resolve, posto aqui apenas vinte imagens do que é FIDELIDADE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário