As principais doenças que podem afetar os Malteses são hepatite, parvovirose, coronavirus, cinomose, leptospirose e traqueobronquite – além de problemas de pele (como a dermatite) em função da falta de cuidados com a limpeza e a necessidade de aparar a pelagem.
A luxação da patela e outro problema relativamente comum na vida dos cachorrinhos Malteses – e cabe aos seus tutores ficarem atentos aos sinais (como o andar manco ou esticando a perna para trás enquanto anda) da complicação para tratá-la o quanto antes.
Otite: inflamação nos ouvidos
O ouvido de um cachorro é uma estrutura delicada que pode infeccionar mais facilmente em cães como o Maltês, que tem as orelhas caídas. Fique atento!
Quando seu cãozinho sacudir ou coçar muito as orelhas, mantiver a cabeça pendendo para um lado ou tiver mau cheiro, ele pode estar com algum problema nos ouvidos. As causas de infecção são várias: sabonete, água, ácaros, alergia e excesso de cera. Ouvido limpo e seco é ouvido saudável.
Desvio de patela: problemas nas rótulas
É causado por excesso de peso e piso excessivamente liso. Isso faz com que o cachorro se esforce mais para não escorregar e acaba prejudicando a postura. A prevenção é controlar o peso do cãozinho e preferir pisos mais ásperos, para facilitar seu andar.
Para curar, é preciso um tratamento com anti-inflamatórios e procurar manter o cachorro num pequeno espaço para evitar movimentos bruscos, como pulos e corridas.
Formação de tártaro: A única maneira de se prevenir à formação de tártaro no cachorro é a limpeza frequente de seus dentes. A partir dos oito meses de idade, você deve limpar os dentes do seu cãozinho com uma gaze, duas vezes por semana.
Esse procedimento é o suficiente para evitar o tártaro. Para facilitar a limpeza, comece a limpar os dentinhos logo de pequenininho. Assim, quando ele tiver oito meses, já vai estar acostumado com isso.
Eclampsia: Acontece quando a cadela tem febres de 42 graus e convulsões causadas pela descalcificação muito rápida, que pode ocorrer durante a amamentação, podendo até levar a morte.
O problema é controlado com cálcio ainda durante o final da gravidez. Mas não esqueça, peça sempre a orientação de um veterinário. Prevenir é o melhor remédio.
Gravidez psicológica: A Maltês em especial tem uma necessidade muito grande de ter cria. Por isso é comum que algumas tenham a famosa gravidez psicológica. O dono pode detectar facilmente os sintomas.
A cadela faz ninhos com brinquedos como se fossem filhotes, suas mamas enchem-se de leite e tudo leva a crer que ela está passando por uma gravidez.
Esses distúrbios hormonais e psicológicos são causados pelo seu forte instinto maternal. Uma cadelinha que não cruzou pode ter gravidez psicológica só de ver outras com seus filhotes.
Manchas de lágrimas: Durante o nascimento dos dentes, a lágrima tende a ser mais ácida, colorindo o pelo. Caso as manchas apareçam no adulto, deve-se procurar ajuda médica para identificar a causa.
Muitos veterinários acreditam que seja um problema hereditário. Manter os pelos fora dos olhos ajuda a prevenir a formação de manchas.
A expectativa de vida deste cão é de 12 a 14 anos, podendo, em casos mais raros, chegar aos 18 anos, sendo saudável quando bem cuidado.
Principais preocupações: nenhuma.
Preocupações menores: luxação da patela, fontanela aberta, hipoglicemia, hidrocefalia, distiquíase, entrópio.
Vistos ocasionalmente: surdez, Síndrome de Tremor do Cão Branco.
Exames sugeridos: joelhos, olhos.
Expectativa de vida: 12-14 anos.
Cuidados específicos
É necessário escovar diariamente o Maltês, pois, o seu pelo se enrola facilmente e o esquecimento desse tipo de atitude pode, com certa facilidade, atrair uma série de problemas de pele como a dermatite para a vida doa animal.
Tosas higiênicas (ou tradicionais) são recomendadas com intervalos de cerca de um mês para que a saúde do animal possa ficar sempre em dia, evitando problemas em função do crescimento exagerado da pelagem e também acidentes que possam ocorrer em função disso.
É fácil satisfazer as necessidades de exercícios do Maltês. Ele se satisfaz com brincadeiras dentro de casa, brincando no quintal ou passeando na coleira. Apesar de seu pelo, o Maltês não é um cachorro para viver fora de casa. O pelo precisa ser penteado a cada um ou dois dias. Pode ser difícil manter seus pelos brancos em alguns locais.
Os cães de estimação precisam ser tosados para facilitar o cuidado. Os banhos devem ser dados semanalmente ou até a cada cinco dias. Pode ser, no entanto, mesmo com os banhos e escovações, difícil manter sua pelagem branca em alguns locais. As necessidades de exercícios físicos regulares, a vida dentro de casa e a companhia da família devem ser satisfeitas.
Por serem muito ligados aos seus donos, se forem deixados sozinhos por muito tempo podem acabar sentindo-se abandonados e tristes, desenvolvendo, até mesmo, problemas psicológicos como o da depressão.
Por isso, é de grande importância que, antes de levar um exemplar do Maltês para casa, o seu dono tenha se certificado de que poderá passar bastante tempo com ele.
Caso contrário, diferentes complicações podem começar a surgir e afetar bastante a vida do pet (e também de seus tutores).
Apesar do Maltês parecer um animal de estimação que precisa de mimos, eles são realmente muito robustos e seguros.
Além disso, muitos mimos poderiam deixá-los irritados, já que, muito amor e atenção já são o suficiente para deixá-los felizes e para incentivá-lo a responder aos carinhos, sempre, na mesma moeda.
Famosos por sua boa convivência com as crianças, este cachorro deve brincar, apenas, com pequenos que respeitem o espaço do cão e brinquem com eles de maneira correta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário