Escolha o idioma

CACHORRO É MELHOR QUE GENTE

Este blog é para aquelas pessoas que como eu são apaixonadas por cachorros e conhecem o amor e lealdade incondicionais desses animais.

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Vitaminas para Cães

A ração ideal é um fator essencial para garantir uma boa saúde para o seu cão, isso não é novidade. Mas você sabe os diferentes tipos de vitaminas para cães e de quais o seu cão necessita? 


A vitamina é um micronutriente necessário no dia-a-dia. Micronutrientes são os nutrientes necessários em microgramas, como as vitaminas para cães em rações. 

Já a proteína e o carboidrato, por exemplo, são macro nutrientes, pois devem aparecer em grandes quantidades na dieta diária do cão.

Tipos de vitaminas para cães

O cão precisa de treze tipos de vitaminas, que são fundamentais à sua saúde e ajudam a combater doenças graves, além de contribuírem para o funcionamento correto do organismo. São elas:

Vitamina A: é encontrada em óleos de fígado de peixe, em fígado e em ovos. É importante para uma boa visão, ajuda no crescimento e na resistência a doenças.

Vitamina B1: é encontrada em cereais, em farelos e em levedura, contribui para o metabolismo energético e funcionamento do sistema nervoso.

Vitamina B2: é retirada de cereais, de leite e de levedura. Ajuda no metabolismo dos aminoácidos e das gorduras.

Vitamina B3: é encontrada em leveduras e em fígados, serve para melhorar o metabolismo das proteínas e na síntese da hemoglobina.

Vitamina B4: tem fonte nos ingredientes naturais, contribui para o metabolismo das gorduras e fornece uma proteção maior ao fígado.

Vitamina B5: é encontrada em fígado, nos peixes, em laticínios e no arroz. Ajuda na integridade dos tecidos.

Vitamina B6: é encontrada nos cereais, no leite, no peixe e em levedura. Essa vitamina serve para contribuir com o metabolismo das proteínas, das gorduras, dos glicídios e do ferro.

Vitamina B12: é encontrada em fontes de ferro, em peixes e em laticínios, ajuda no metabolismo das proteínas e na síntese da hemoglobina.

Vitamina D: é retirada de óleo de fígado de peixe e ovos, ajuda no equilíbrio do metabolismo fosfocálcio e melhora significativamente a absorção de cálcio por parte do organismo.

Vitamina E: é encontrada no leite e ovos, serve como antioxidante, além de prevenir a patologia muscular.

Vitamina H: é encontrada em leveduras e também em ingredientes naturais, colabora no metabolismo dos glicídios, na integridade dos tecidos, no metabolismo de lipídios e de protídeos.

Vitamina K: é encontrada em peixe, fígados e grãos, e aumenta a produção de fatores de coagulação.

Vitamina PP: é encontrada em cereais, em leveduras, em peixes e também em ovos. Essa vitamina ajuda a manter e melhorar a integridade dos tecidos.

Para manter o seu animal saudável, é fundamental que a alimentação dele forneça essas vitaminas, caso isto não aconteça, sempre se pode recorrer às vitaminas para cães em forma de suplemento, para preencherem o vazio deixado pela ração no quesito vitamínico.

O importante é lembrar que o ideal é o equilíbrio. O excesso de vitaminas também pode prejudicar. O excesso da Vitamina A pode causar vômitos, diarreia, perda do pelo, deformidades ósseas e distúrbios hemorrágicos. 

O excesso da Vitamina D, por exemplo, pode causar calcificação dos músculos, bem como o aumento da frequência urinária, náuseas ou até vômito.

No caso dos cães idosos, não é só uma recomendação, mas uma necessidade dar suplemento de vitamina, pois o organismo deles já não irá absorver as vitaminas contidas na ração como antes, além da ingestão de ração diminuir nessa idade. 

O suplemento de vitaminas para cachorros ajuda, nesse caso, a retardar o envelhecimento e a aumentar a imunidade do seu pet.

Ao processar a ração, em decorrência do próprio processo, se perde vitaminas e minerais do alimento, por isso é necessário enriquecer a ração com estes nutrientes perdidos.

É provado que a ingestão de vitamina sintética tem efeito menos satisfatório do qual se tem com o uso de vitamina natural. Por isso, para um propósito a longo prazo, é indicado você dar vitaminas naturais para cães. 

Mesmo que seja dado em excesso, ou seja, ultrapasse o sugerido, o corpo do cão fará absorção seletiva e irá absorver somente o que precisa.

Já a vitamina sintética não oferece a opção do corpo escolher o que precisa, se for dada ao cão, o corpo terá de lidar com aquela substância, ou seja, se ultrapassar a quantidade, o excesso será certo e, consequentemente, pode oferecer mais risco do que benefícios à saúde do seu companheiro de quatro patas.

Entretanto, para um efeito imediato, sugere-se a vitamina sintética, pois ela age mais rápido. Se o cachorro tiver uma crise causada por baixa quantidade cálcio no sangue, por exemplo, ele corre risco de vida caso a vitamina não seja imediatamente reposta. Além disso, as sintéticas podem ajudar em casos de alergia e epilepsia.

O segredo da boa saúde é sempre o equilíbrio e o cuidado. Cuide do seu cão e da saúde dele, ele precisa de você.

Complexo vitamínico para cães: cuidados indispensáveis:

Alimentação balanceada, ração de qualidade e água limpa e fresca são essenciais para a saúde e bem-estar dos cães. Entretanto, são necessários maiores cuidados com nossos melhores amigos e isso certamente inclui a inserção de um complexo vitamínico para cães na dieta deles. 

O complexo vitamínico para cães não é novidade para os especialistas e amantes dos animais. Eles são inseridos na dieta para combater e prevenir diversas doenças, aumentar a resistência física, deixar a pelagem mais viva e brilhante, entre outros benefícios.

Rações são fontes de vitaminas

As rações industrializadas geralmente possuem vitaminas e demais nutrientes na sua formulação, mas é necessário ficar atento às marcas que realmente possuem o complexo vitamínico para cães. 

Essas são geralmente indicadas pelo veterinário. O consumidor pode ainda procurar por tais referências na tabela nutricional constante na embalagem da ração.

Outro fator importante é combinar a fase vivida pelo animal com o tipo de ração. As empresas mais conceituadas do mercado oferecem rações que combinam vitaminas, cálcio, ferro, proteínas, extratos vegetais, probióticos e outros nutrientes nas rações fabricadas, dispensando em algumas situações o uso de complementos vitamínicos para cães. 

Assim, existem rações específicas para o filhote, o animal na idade adulta, o animal idoso, o cão obeso, o alérgico, entre outros.

Algumas pessoas associam o uso do leite de vaca como fonte de cálcio, a carne bovina como fonte de proteína e o pão como fonte de carboidratos, mas isso pode ser muito perigoso para nossos amigos, pois podem provocar obesidade, diarreia, alergias e outras enfermidades. Por outro lado, algumas frutas e legumes não-ácidos, podem ser oferecidos ao animal, já que são fontes de vitaminas. 

Entre as vitaminas mais indicadas estão as do complexo B, pois estas garantem o bom desempenho do metabolismo e sistema nervoso, além de serem formadoras do sangue, auxiliarem na manutenção dos olhos, pele, sistema digestivo, serem produtoras de energia, entre outros.

Em casos específicos, dependendo do estado de saúde do cachorro, o médico veterinário irá receitar o complexo vitamínico para cães, além de uma dieta saudável, o que contribuirá para o restabelecimento da saúde do animal.

As vitaminas são necessárias para todos os cães, a fim de evitar problemas de saúde. Então, quais são os diferentes tipos de suplementos vitamínicos e como eles ajudam? 

Os suplementos de vitamina impulsionam o sistema imunológico e trazem calorias nutricionais para o seu cão. Eles têm inúmeros benefícios à saúde. 

Vitaminas lidam com os radicais livres no corpo do cão e nutrição extra é a necessidade para lutar contra envelhecimento do cão e contra doenças. 

Muitas vezes, um cão que não recebe toda a nutrição através dos alimentos fica desnutrido. Então, para evitar problemas de saúde em seu animal de estimação, é aconselhável que você consulte um veterinário para prescrever os suplementos vitamínicos para o seu cão.

Existem dois tipos de vitaminas e eles são classificados, de grosso modo, conforme o seu método de funcionamento. Os tipos de vitaminas são solúveis em gordura e solúveis em água. 

Vitaminas solúveis em água se diluem facilmente e vitaminas solúveis em gordura são armazenadas nos tecidos gordurosos de um cão.

Vitaminas lipossolúveis

  • · Vitamina A
  • · Vitamina D
  • · Vitamina E
  • · Vitamina K
Vitaminas solúveis em água

  • · Vitamina C
  • · Vitamina B1 (tiamina)
  • · Vitamina B2 (riboflavina)
  • · Vitamina B3 (niacina)
  • · Vitamina B5 (ácido pantotênico)
  • · Vitamina B6 (piridoxina)
  • · Vitamina B12 (cianocobalamina)
  • · Ácido Fólico
  • · Biotina

Os radicais livres em cães são o subproduto do processo de oxidação. Os radicais livres são indesejados e são responsáveis por uma série de doenças em cães como doenças cardíacas, artrite, catarata, envelhecimento precoce e até câncer. 

Além disso, esses efeitos são vistos se o cão não recebe alimentos nutritivos e vitaminas por um longo tempo. O risco de tais doenças em cães é reduzido com a ingestão de suplementos de vitaminas adequadas. 

Aqui estão as vitaminas necessárias e os problemas de saúde causados devido à sua deficiência. Na terceira coluna, os sinais do consumo de certas vitaminas em excesso foram mencionados.


Vitaminas
Os sintomas de deficiência
Excesso de vitaminas
Vitamina A
Reduz a taxa de crescimento e traz problemas de visão, diarreia e problemas de pele.
Vómitos, diarreia, perda de cabelo, deformidades ósseas e distúrbios hemorrágicos.
Vitamina B
Irritabilidade, nervosismo, perda de cabelo, fadiga e problemas de pele.
É uma vitamina solúvel em água e se for em excesso é excretada pela urina.
Vitamina C
Falta de ar, processo de cicatrização lenta, problemas dentários e aleitamento prejudicado.
É uma vitamina solúvel em água e em excesso é excretada pela urina.
Vitamina D
Problemas de visão, o fraco desenvolvimento dos músculos, distúrbios nervosos e raquitismo.
Calcificação dos músculos, aumento da frequência urinária e náuseas ou vómitos.
Vitamina E
Doenças hemorrágicas, problemas de colágeno.
Nenhum dano
Vitamina K
Aborto espontâneo
Nenhum dano


Suplementos vitamínicos são necessários para o desenvolvimento global e para saúde do cão. Além disso, observa-se que os cães mais velhos não absorvem todas as vitaminas presentes no alimento. 

Eles comem menos e suplementos devem ser dados para compensar alimentos menos consumidos. Isso os ajuda a aumentar a imunidade e retarda o processo de envelhecimento.

Antioxidantes

Normalmente, os antioxidantes estão em falta na alimentação diária dos cães. Antioxidantes são varredores de radicais livres, produzidos no processo de oxidação. 

Se os antioxidantes não estão incluídos na alimentação de um cão, isso pode danificar o metabolismo celular normal.

Vitamina B

Vitamina do complexo B aumenta o apetite dos cães. O excesso de vitamina B não causa qualquer dano no corpo pois o excesso é excretado do corpo.

Cálcio

O cálcio é essencial para a lactação dos animais de estimação, e também serve para prevenir a degeneração do osso. Articulações de cães são reforçadas com a suplementação de cálcio adequada.

Ácidos Graxos

Os problemas de pele e pelagem são evitados e curados com a ajuda de ácidos gordos. Ácidos gordos têm propriedades anti-inflamatórias.

Estes foram alguns dos benefícios dos suplementos vitamínicos para cães. Recomenda-se que você deve consultar um veterinário antes de dar ao seu cão estes suplementos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário